Nesta quarta-feira (19), o presidente de honra do MOAB (Movimento do Orgulho Autista do Brasil), PRF Fernando Cotta e o PRF Alexandre Figueiredo, coordenador em Mato Grosso do Sul, apresentaram a minuta do protocolo de atendimento integrado às pessoas com deficiência, em especial os autistas, ao Diretor de Operações da PRF, Inspetor Marcus Vinicius.

A minuta faz parte do projeto “PRF amiga do Autista”, movimento criado pelos policiais que têm filhos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que viram a necessidade de um atendimento especializado desde uma simples orientação de trânsito em abordagens e em caso de acidentes.

Para Figueiredo, este é um importante passo para que o protocolo seja implantado em todo o Brasil como procedimento operacional. “O diretor de Operações foi muito receptivo aos estudos apresentados e se comprometeu em realizar os esforços para a publicação do protocolo”, disse.

A inclusão de procedimentos adaptados as condições de cada cidadão, faz parte do planejamento operacional empregado nas ações de atendimento, policiamento e fiscalização da PRF, de acordo com o Manual de Gestão Operacional.

Nesse sentido, vale destacar que os Cartões de Abordagem a Pessoa com TEA e os de Comunicação Alternativa são inovações oriundas de pesquisas em instituições mundialmente renomadas e que fazem parte do procedimento operacional.

“Como os autistas não têm características definidas, é importante uma abordagem diferenciada, principalmente aos que não utilizam as carteirinhas de identificação de pessoa com TEA”, explica Figueiredo.

Com o protocolo, todos os PRFs terão treinamento e cursos voltados para o atendimento especializado as pessoas com TEA.

O Projeto "PRF Amiga do Autista" foi lançado em 19 de abril de 2023, com a assinatura de intenções entre as instituições PRF, FENAPRF (Federação da PRF) e MOAB, pelo Inspetor Antônio Fernando Souza Oliveira, Diretor Geral, Presidente da FENAPRF na época, Dovercino Neto e pelo Presidente do MOAB, Edilson Barbosa.