Dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem ação educativa no terminal rodoviário de Campo Grande, às 9h. A ação faz parte do projeto PRF Amiga do Autista e do MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil) que tem como objetivo quebrar o preconceito e levar conhecimento sobre a pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e conta com o apoio do SINPRF/MS (Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de MS).
Dados da ONU (Organização das Nacões Unidas) apontam que existem 70 milhões de autistas no mundo e 2 milhões no Brasil, estatísticas ainda subestimadas, pois o diagnóstico do TEA ainda não é amplamente acessível como deveria e nem fácil de ser fechado.
Para o PRF Alexandre Figueiredo, coordenador nacional e fundador do projeto PRF amiga do Autista e fundador do Guardião Azul, entidade que luta pelos direitos e conscientização da pessoa com TEA, ações que desmistificão a pessoa com TEA são mais do que necessárias.
“Tenho um filho autista e isso me ajudou muito a ampliar meu entendimento sobre o TEA e vi o quanto precisamos avançar em políticas públicas e de segurança para acolher as diferenças, que ainda geram desconforto e às vezes violência”, explica.
Para ele, a informação é a melhor arma para se lutar contra o preconceito. “Todo mundo está suscetível de ter um autista na família. Existem dados que indicam que a cada 36 pessoas, uma tem TEA em diferentes graus”, disse Figueiredo.
O estudo ao qual se refere Figueiredo é do CDC - Centro de Controle e Prevenção de Doenças, da agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos - órgão de referência mundial para aferição de autismo, inclusive no Brasil. Segundo os dados, em 2004 era de 1 a cada 166, em 2012 o número apontou de 1 a cada 88. Em 2018 passou de 1 para cada 59 e em 2020, 1 caso a cada 44. E os dados atuais de 2023 apontam 1 a cada 36 crianças de até 8 anos.
Pensando nisso, dia 12 de abril haverá o 2⁰ Seminário para conscientização sobre o autismo, com foco na valorização das capacidades, das 8h as 17h40, na Assembleia Legislativa. O evento é promovido pelo Guardião Azul e Moab, com apoio do SINPRF/MS, OAB/MS e parceiros.
Por: Assessoria SINPRF/MS
Foto: Divulgação/ Freepik