Pela primeira vez na história das missões de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas), policiais civis e rodoviários federais foram convidados a participar das seletivas para tais missões. A seleção de novos contingentes acontece a cada dois anos.
Em 2024, do total de 511 policiais inscritos de 51 cidades brasileiras, 150 foram selecionados para participarem da bateria de provas em Brasília e apenas 72 foram aprovados (50 homens e 22 mulheres). Desse contingente, apenas 12 PRFs conseguiram passar em todas as etapas, dos quais 7 são mulheres. Uma delas é Renata Neves, única PRF aprovada em Mato Grosso do Sul, que já conta com 25 anos de carreira na instituição.
A avaliação levou em consideração os conhecimentos das missões de paz na ONU e os procedimentos operacionais padrão exigidos pelas polícias das Nações Unidas, bem como das normas de policiamento; competências linguísticas (inglês ou francês); habilidades de condução de veículos; habilidades de manuseio e tiro de armas de fogo; e conhecimentos de informática e entrevista curricular.
“Para mim é um honra fazer parte do Banco de Talentos do Brasil e da UNPOL (Polícia da Nações Unidas)”, disse a PRF Renata Neves, agora habilitada a participar das futuras missões de paz e missões políticas especiais da ONU, única PRF selecionada de Mato Grosso do Sul.
Por: Ascom PRF