A Polícia Rodoviária Federal que atua no Mato Grosso do Sul fez no dia 15/02 a segunda maior apreensão de cigarros contrabandeados em todo o país em 2018. Os policiais abordaram um comboio de cinco carretas bitrem carregadas de cigarros vindos do Paraguai.

A apreensão aconteceu na BR-060, no trecho de Sidrolândia e exigiu esforço conjunto de várias equipes da PRF. Um grupo interceptou três carretas na estrada, depois dois outros grupos se dividiram em diligência dentro dos municípios de Sidrolândia e Maracaju onde encontraram mais duas carretas.

Cada carreta carregava pelo menos 90 caixas de cigarros, o que representa 225 mil pacotes. Caso chegassem ao mercado renderiam aos contrabandistas cerca de R$12 milhões. Todos os caminhões tinham placa do Estado de Goiás e segundo os motoristas presos, tinham como destino a cidade de Rondonópolis – MT.

Dos cinco motoristas um consegui fugir, os outros quatro são reincidentes e também foram presos no dia 20/01 deste ano, quando se registrou a maior apreensão de cigarros até o momento, 2,4 milhões de maços de cigarro, todos foram encaminhados a Polícia Federal de Campo Grande, acusados de contrabando, uso clandestino de comunicação e associação criminosa. Nesta nova apreensão eles foram encaminhados novamente para o PF de Campo Grande, sob as mesmas acusações.

O PRF tem dado duros golpes nesta modalidade de contrabando, somente em 2018 evitou um lucro de cerca de R$25 milhões aos contrabandistas.

Adriano Hany / Assessoria SinPRF-MS